segunda-feira, 16 de maio de 2011

A temida banca da ANAC

Após muito estudo, finalmente realizei a tão temida banca da ANAC para meu curso de Piloto Privado de Avião. Porém, antes de relatar tal acontecimento, vou explicar um pouco mais desta história.

Para decidir entre realizar o curso teórico em escola, ou realizar meus estudos por conta própria, contatei um recém conhecido: o Axel que também posta neste mesmo espaço. Ele viria a ser também um grande professor para mim, tirando todas as minhas duvídas por e-mail. Decidi por estudar por conta própria, após perceber as dificuldades que teria em cursar uma escola. Então lá fui eu nessa aventura, comprando os materiais pouco a pouco. Conforme terminava uma matéria, logo comprava outro livro. Após terminar todo o estudo paguei as taxas e marquei minha prova dia 12/05/2011 às 13h15'. Comecei então a revisar as matérias, realizando as questões propostas nos livros assim como inúmeros simulados no site Piloto Brasil (www.pilotobrasil.com.br), os quais realizei com maior freqüência nos dias que antecediam a prova.

Quinta-Feira, dia doze de maio de dois mil e onze, acordei e saí as 10h30' para evitar qualquer imprevisto causado pelo caótico transito da metrópole paulistana. Cheguei no local uma hora antes da prova, aproveitando o tempo que havia para comer algo em uma lanchonete próxima. Às 12h45' estava no saguão do prédio da ANAC, e ao ser chamado subi ao segundo andar, sendo instruído a ocupar um computador. Após as instruções dos fiscais, comecei a prova. No inicio senti um frio na barriga. As questões de Regulamentos pareciam sempre ter duas respostas corretas. Passei a outras matérias e fui lentamente respondendo às questões. Após duas horas de prova, revisei tudo para ter certeza (apesar de quase nunca ter certeza) e cliquei no botão ENCERRAR. Confirmei, e logo vieram os cinco segundos mais longos de toda esta etapa. Então, o alívio: APROVADO, em grandes letras vermelhas. Fiz um gesto de comemoração, me contendo para não fazer nenhum barulho. Checo minha pontuação e logo percebo que todo meu estudo valeu a pena:

NAVEGAÇÃO: 19/20

METEOROLOGIA: 20/20

TEORIA DE VÔO: 19/20

REGULAMENTOS: 17/20

CONHECIMENTOS TÉCNICOS: 18/20

Saí daquela sala com uma sensação de missão cumprida, de felicidade por ter conquistado aquilo. Gostaria de aproveitar este espaço para agradecer a minha mãe, meu pai que me acompanhou em São Paulo neste dia, e a meu amigo Axel, que sempre mesmo ocupado, arranjou um tempo para me ajudar nos estudos.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

InFlight Optimization

Sistema de otimização de rota de vôo em tempo real. Parece ser bem útil. A partir de dados de tráfego aéreo, meteorologia, do próprio FMC e da rota, ele traça uma trajetória ótima, economizando combustível e tempo. Mais detalhes aqui.