segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Conquista do CCF

O primeiro passo para poder começar a voar, era conseguir o CCF de 2a Classe, ou o documento que atesta que você é fisicamente e psicologicamente apto a voar. Então lá fui eu, na Clinica Neurocare, em Campinas para fazer uma longa bateria de exames. Cheguei as 6:50, acreditando que não haveriam muitas pessoas, até descobrir que haviam cinqüenta e cinco pessoas para PP Inicial, além das revalidações. Foram 30 minutos só para ir até a recepção e pegar os formulários que deveria preencher, com itens que iam desde informações pessoais, limitações de saúde, além de questões para escrever a primeira coisa que viesse a sua cabeça. Seguindo pelo oftalmologista foi constatada que minha visão, que já necessita de lentes corretivas para longe, estava em 20/30. Não era perfeita, mas como o limite para o CCF de 2a classe é de 20/40, foi tudo bem. Segui para a audiometria: Um som muito baixo mesmo, tem que prestar bastante atenção. Além disso, exames de laboratório, eletro encefalograma, eletrocardiograma, dentista, otorrino, cardiologista, além do teste psicotécnico, onde tive que identificar figuras semelhantes, e no segundo teste fazer vários traços em seqüência, segundo um exemplo que devia ser copiado. Nada difícil, mas um pouco cansativo ficar fazendo os traços, além de requerer bastante atenção. Os exames terminaram 12:30, mas era necessário esperar para retirar o documento. Em um certo momento, os nomes dos aprovados começaram a ser chamados, e você começa a rezar para ouvir seu nome. Quando ouvi o meu, fui até a bancada, assinei o documento, podendo finalmente ir embora. Isso já eram três horas da tarde. Foram oito longas horas de espera e exames, mas que com certeza vão valer muito a pena.

domingo, 30 de janeiro de 2011

A320 da Air New Zealand

Vídeo de 5 minutos mostrando a fabricação e pintura do A320 sob as novas cores da Air New Zealand "Crazy about Rugby". Achei a pintura sensacional.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Novo Colaborador

Primeiramente, gostaria de me apresentar. Meu nome é Guilherme. Tenho 17 anos e fui convidado pelo Axel para participar deste blog, compartilhando o meu caminho para ser piloto. Minha paixão pelo vôo iniciou-se muito em parte pelo famoso Microsoft Flight Simulator, o qual possuo desde a versão FS98, quando tinha em torno de 6 anos. Naquela época, utilizava-o mais por diversão, fazendo as loucuras que o simulador possibilitava. Isso foi crescendo, até que em 2006 comprei a recém lançado versão, o FSX. Foi com ele que decidi ser piloto, e comecei a ir atrás disso com 15 anos. Fui usando-o para ficar sempre o mais próximo possível do mundo da aviação, até que finalmente tivesse idade para voar de verdade.

Agora com 17 anos , posso legalmente começar os vôos mesmo que não possa voar solo ainda, mas para quem esteve durante anos no simulador, já é um começo! Irei aproveitar esse ótimo espaço para relatar minhas experiências, estudos que já estão em andamento e outros. Meu exame para o CCF de 2a classe está marcado para amanhã, dia 29/01. Se tudo correr certo, dou aqui minha impressão desse passo importante na carreira aeronáutica. Bem, enquanto não começo a voar, deixo aqui uma imagem da aproximação visual num Cessna 172N,na pista 16 do aeroporto virtual do Campo dos Amarais. Imagem tirada no Flight Simulator , que tenho certeza, trouxe a varias pessoas a primeira experiência de vôo, e despertou nelas a paixão de voar.


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Eurocopter X3

Não falamos muito sobre helicópteros por aqui, mas este vídeo sobre o novo conceito da Eurocopter (do grupo EADS) merece ser destacado.



Outros aqui.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A bordo do Paulistinha



Foto tirada a bordo do PT-KYP durante o maravilhoso fim de tarde desta última segunda, 17. Destaque especial para o assento traseiro do avião, vazio.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pousando o Tupolev!

Estava revendo os meus vídeos favoritos no Youtube quando reencontrei a sugestão do Danilo Salgado. Trata-se de um vídeo de aproximação e pouso em um Tupolev 154 de fabricação russa. Não entendo uma palavra, mas é sensacional! Parece que o copila está em treinamento, veja aos 03:09.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Flight Emulation Test System (FETS)

Nas minhas andanças pelo FlightBlogger de Jon Ostrower, encontrei a notícia dizendo que o primeiro Boeing 747-800I (versão de passageiros do 747-800 já mostrado aqui), está se preparando para o “gauntlet”. Não sei se o Google traduziu corretamente, mas parece que “gauntlet test” quer dizer teste desafio.

Ao longo do texto, percebe-se que se trata de um teste em solo, no qual ainda dentro da fábrica, todos os sistemas são levados a acreditar que estão em vôo. Como dentro da fábrica não pode ser utilizado combustível, tudo roda com energia elétrica de fontes externas.

Aí que entra o Flight Emulation Test System, FETS. Fui procurar mais a respeito e encontrei a patente da Boeing referente ao sistema. Ele lembra muito a plataforma Simulink do Matlab com seus blocos. Certos instrumentos geram estímulos (entradas) para os sistemas de modo a simular um vôo. A partir disto, suas respostas são aquisitadas de modo a analisar o comportamento que será apresentado durante o vôo “real”. Tudo isto dentro da fábrica, sem o uso das turbinas. Com isso, compara-se o comportamento medido com o esperado e certifica-se que durante o primeiro vôo, os sistemas reagirão adequadamente.image

O legal (não só para estudantes de engenharia) de ler a patente acima é ver que todas aqueles conceitos de controle em espaço de estados, equações de dinâmica do vôo, loops de software de controle estão sendo usados lá de fato. Bom, não vou estragar a leitura, ela faz uma grande explicação de todo o sistema.

No texto do Jon Ostrower, ele comenta que no primeiro vôo das aeronaves da Boeing, as mesmas cumprem o “Standard B1 flight profile”, de forma a avaliar a resposta e o funcionamento dos sistemas, sendo este o vôo simulado dentro do FETS, durante o “gauntlet”. Tentei buscar mais informações, mas não obtive sucesso. Quem souber algo sobre o “Standard B1 flight profile”, compartilhe nos comentários!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Voando a Space Shuttle

Encontrei navegando na Aviation Week uma reportagem especial sobre o ônibus espacial da NASA (Space Shuttle).

Robert L. “Hoot” Gibson, astronauta americano aposentado,  esteve no comando de 4 vôos espaciais dos 5 que participou. Ele preparou um material especial para a Aviation Week, relatando desde o lançamento até o pouso da Space Shuttle, passando pela parada na estação espacial MIR durante a construção da Estação Espacial Internacional (ISS). Ele foi o primeiro astronauta a “acoplar” a Space Shuttle à MIR, e depois de se aposentar da NASA, continuou voando pela Southwest Airlines.

O texto completo dele (muito bom por sinal, recheado de dados mais técnicos e interessantes), pode ser encontrado aqui.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Aviões x Meteorologia

Encontrei no Flight Blogger um vídeo interessante que exibe de modo geral, como a meteorologia afeta a aviação. Começa falando sobre turbulência e sua geração, passa por raios, tempestades, gelo, baixa visibilidade, tesoura de vento, entre outros fenômenos. E o diferencial: especialistas mostram de dentro da Boeing como os novos projetos, entre eles o B787, se preparam para encarar estes desafios da natureza. 19 minutos imperdíveis!


Commercial Aviation vs. Harsh Weather
Enviado por malfita. - Pesquise mais vídeos sobre ciência.