terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sugestões do Dr. Jan Roskam

Lendo alguns volumes da obra "Airplane Design" do Dr. Jan Roskam, renomado engenheiro aeronáutico e escritor de livros sobre este tema, caí por acaso na seção "Acknowledgement". Veja o que ele diz:


Fiquei curioso e fui procurar por estas revistas. Todas elas continuam a existir, no entanto, a grande maioria tem suas versões impressas (razoavelmente caras para um leitor no Brasil) e pouca informação pode ser obtida através da Internet. Destaque para a Journal of Aircraft.

Mas há uma exceção, a Flight International. Seu site contém um vasto conteúdo para leitura, inclusive arquivos históricos, notícias atualizadíssimas e etc. Vale arquivá-la nos favoritos. O site chama-se Flight Global, mas é ela quem matém a revista.

A Aviation Week mantém alguns artigos completos da revista dentro do site, mas são poucos, principalmente se comparado à Flight International, citada acima.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Primeiro vôo do Boeing 787

Chegou em 2010 o que deveria ser o último post de 2009; atrasado como - mas não tanto quanto - o novo avião da Boeing, o 787 Dreamliner. No dia 15 de dezembro esta máquina que promete trazer mais conforto aos passageiros e uma eficiência jamais vista para as companhias aéreas, cruzou os céus do estado de Seattle, nos EUA.

Acumulados mais de 2 anos de atraso, ora por problemas de engenharia, ora por problemas com seus trabalhadores, este sucesso de vendas que registra 840 encomendas de 55 empresas aéreas, trouxe aos céus a maior quantidade de compósitos já empregada pelo homem em uma aeronave.

Como tradicionalmente ocorre na ocasião do primeiro vôo, centenas de trabalhadores da Boeing, que juntos, foram responsáveis pelo desenvolvimento do 787 acompanharam seu primeiro vôo. Realizado em uma manhã de tempo fechado, que fez com que a tripulação de teste encurtasse o vôo em mais de 2 horas, arrancou elogios dos pilotos.

Agora passará por uma maratona de ensaios em busca da certificação, processo que a Boeing pretende cumprir ao longo de 8 meses em um cronograma extremamente apertado. A expectativa é que a primeira aeronave seja entregue à All Nippon Airways no último quarter de 2010. Mais detalhes sobre este vôo podem ser encontrados no site especial da Boeing, aqui. Nos vídeos a seguir, um da decolagem e outro do pouso, é lindo de se ver a deflexão das asas. Resta saber se os passageiros sentados próximos à seção central gostarão de olhar através das janelas....

Feliz 2010!!!

A Reuters não permite a função "Embed" do vídeo da decolagem, então, segue o link do Youtube aqui.